[fusion_builder_container background_color=”” background_image=”” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_preview_image=”” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_mute=”yes” video_loop=”yes” fade=”no” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding_top=”20″ padding_bottom=”20″ padding_left=”” padding_right=”” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”no” menu_anchor=”” class=”” id=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_text]As principais escolas de engenharia do país – FEUP, Técnico Lisboa, FCTUC, EEUM, UA e FCT NOVA – consideram ser essencial a clarificação de como se iniciará o novo ano letivo no Ensino Superior. As Escolas recebem muitos estudantes, tanto nacionais como internacionais, incluindo algumas regiões onde se mantêm níveis de infeção elevados.

O Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE), em consonância com as opções que têm vindo a ser tomadas por cada uma das instituições de ensino superior, defende que o arranque do novo ano letivo deverá assentar num modelo misto de ensino, com aulas presenciais e aulas a distância sempre que imprescindível. Dado que não será possível manter a densidade de ocupação de salas e espaços comuns, para evitar contágio na comunidade, o CEE propõe que não deixando de haver aulas presenciais o arranque do novo ano letivo deverá também contemplar a participação nas atividades letivas através de meios digitais.

Desde março que as instituições de ensino superior em Portugal têm vindo a fazer importantes investimentos em termos de segurança e higiene, bem como desenvolvido inúmeras ferramentas digitais que têm permitido manter a qualidade do processo educativo sem interrupções. É particularmente importante garantir a realização de aulas de laboratório com menor densidade de estudantes, com componentes práticas e experimentais de forma a que possam acompanhar a evolução científica e tecnológica.

O CEE propõe que sejam aproveitadas as boas práticas recolhidas das diversas escolas e faculdades para serem postas em prática já neste próximo ano letivo.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]