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Bolsas de Investigação para Doutoramento em Engenharia Civil em Universidades Portuguesas

O Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE) vai abrir um concurso para atribuição de 10 (dez) Bolsas de Investigação para Doutoramento na área de Engenharia Civil, em Universidades Portuguesas. Este processo terá as seguintes fases, adiante descritas:

I – Manifestação de interesse por eventuais candidatos (individuais ou entidades) (até 15 de Junho de 2020)

II – Submissão da Candidatura (entre 1 de setembro de 2020 e as 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de outubro de 2020), de acordo com o edital disponível neste link.

III – Inicio das bolsas (previsto para 2021, para ingressar nos programas doutorais das escolas do Consórcio no 2º semestre do ano letivo 2020/21)

I – MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PELOS CANDIDATOS

(envio até 15 de Junho de 2020)

  1. INTRODUÇÃO

 

Todos os potenciais candidatos devem começar por ler o Aviso da abertura das bolsas (parte II) para verificar se poderão estar em condições de vir a submeter mais tarde a candidatura.

Não é obrigatória a apresentação desta manifestação de interesse para poder submeter posteriormente a candidatura, mas terá todas as vantagens em o fazer, para poder ter um projeto de investigação relacionado com a sua candidatura.

  1. CANDIDATOS INDIVIDUAIS

 

Qualquer potencial candidato deve manifestar o seu interesse em vir a participar no concurso de bolsas (mesmo que mais tarde não o venha a fazer), através do envio de um e-mail para fernando.branco@tecnico.ulisboa.pt com as seguintes indicações:

a) Nome, e-mail, telefone (com WhatsApp)

b) Formação académica e cópia do diploma obtido (enviar em anexo)

c) Área científica em que gostaria de realizar a investigação, entre:

    • Estruturas e Mecânica Estrutural;
    • Materiais e Construção (gestão e manutenção, física dos edifícios e tecnologia);
    • Hidráulica e Ambiente;
    • Urbanismo, Planeamento, Transportes e Vias de Comunicação;
    • Geotecnia.

Dentro de uma das áreas científicas principais indicada, sugerir um tópico de investigação do seu interesse, preferencialmente com aplicação no seu país.

d) Indicação de uma entidade no seu país (universidade, laboratório, empresa, etc.) que esteja interessada em acompanhar, apoiar, co-assessorar o projeto de investigação a desenvolver, indicando também o contacto nessa entidade.

Após a conclusão desta fase de manifestação de interesse, os potenciais candidatos e entidades associadas serão contactados por um docente de uma universidade portuguesa de modo a elaborar um projecto de investigação mais detalhado, que será oferecido na fase de submissão das candidaturas, ao qual poderá associar a sua candidatura.

  1. CANDIDATURA EM GRUPO

De modo a criar um núcleo de elevada qualidade científica em engenharia civil numa unidade de ensino ou investigação, poderá haver uma manifestação de interesse por essa entidade em vir a apresentar uma candidatura conjunta de três a cinco candidatos (um em cada uma das áreas científicas indicadas no ponto 2), tendo os candidatos algum tipo de vínculo a essa entidade.

Neste caso a entidade deve também manifestar esse interesse por e-mail a fernando.branco@tecnico.ulisboa.pt, embora os estudantes envolvidos tenham de realizar o processo de manifestação de interesse e posterior submissão em moldes idênticos às candidaturas individuais.

  1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS

Na posterior fase de submissão (ver pontos 4.2 e 6.1) os candidatos com diplomas emitidos por instituições de ensino superior não portuguesas, têm de apresentar, até à data limite da submissão, uma prova do reconhecimento dos graus académicos ou declaração de honra do candidato da obtenção dos graus e da conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa, nos termos da legislação aplicável.

Este processo de reconhecimento poderá demorar 2 a 3 meses e tem custos associados. Pode ser solicitado em qualquer universidade portuguesa (independentemente da instituição de onde vier a fazer o doutoramento). Indica-se o site da DGES onde pode ser solicitado:

https://www.dges.gov.pt/recon/formulario

Informações adicionais podem ser obtidas nos sites das Universidades Portuguesas:

Universidade de Lisboa

https://www.ulisboa.pt/info/reconhecimento-de-habilitacoes-estrangeiras

Universidade Nova de Lisboa

https://www.fct.unl.pt/ensino/reconhecimento-de-graus-e-diplomas-estrangeiros

Universidade do Porto

https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=equiva %c3%aancia%20e%20reconhecimento%20de%20graus%20estrangeiros%20na%20u.porto

Universidade do Minho

https://www.uminho.pt/PT/ensino/Paginas/reconhecimento-habilitacoes-estrangeiras.aspx

Universidade de Coimbra

https://www.uc.pt/academicos/graus/reconhecimentos

Universidade de Aveiro

https://www.ua.pt/sga/page/24462

Há países que têm reconhecimento automático, constando da lista publicada em:

https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/default/files/quadros_deliberacoes_-_2019pt.pdf

1º Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento

O Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE) abre concurso para atribuição de 20 (vinte) bolsas de investigação, adiante designadas por Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área de Engenharia Civil, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE), no âmbito do Centro Ciência LP, Centro de Categoria 2, sob os auspícios da UNESCO, na área correspondente à engenharia.

Consulte o Edital de Abertura e as condições de candidatura.

Lista de Temas Propostos (por Instituição):

Titulo:Análise experimental e numérica de ligações entre pavimentos de madeira e paredes de alvenaria de pedra  (info completa)

Palavras-chave: Edifício antigo; parede de alvenaria de pedra: pavimento de madeira; ligação pavimento-parede: análise experimental; modelação numérica.

Titulo: DESENVOLVIMENTO DE MODELOS A SEREM INCORPORADOS NA PLATAFORMA PARA AUTOMAÇÃO DE DECISÃO SOBRE REABILITAÇÃO DAS VIAS FÉRREAS (info completa)

Palavras-chave: modelos numéricos simplificados; viabilidade de modelos simplificados; módulo de correspondência; monitorização das vias; automação de carregamento de dados; reabilitação das vias férreas.

Titulo: High-performance geopolymer mortars made with local by-products (info completa)

Palavras-chave: Geopolymeric mortars; Alkali-activated material; Environmental impact; Wastes

Titulo: Avaliação de infraestruturas de transporte com recurso a inteligência artificial (info completa)

Palavras-chave: Avaliação da condição, infraestruturas de transportes, inteligência artificial, vida útil

Titulo: Gestão de Pavimentos Rodoviários: Análise Multicritério aplicada na manutenção e reabilitação. (info completa)

Palavras-chave: Pavimentos rodoviários, Análise multicritério, Gestão de infraestruturas, Tomada de decisão

Titulo: Operacionalização da integração em modelos BIM de dados de monitorização de pavimentos (info completa)

Palavras-chave: Pavimentos, Métodos de monitorização, Modelos de deterioração, Modelos BIM, Objetos BIM

Titulo: Aplicação da rocha asfáltica em pavimentos rodoviários (info completa)

Palavras-chave: Formulação de mistura betuminosa, pavimentos, sustentabilidade ambiental, vida útil, rocha asfáltica, recomendações de aplicação

Titulo: Otimização de produtos com base em terra e resíduos para a construção ecológica, económica e eficiente em Cabo Verde (info completa)

Palavras-chave: ecoeficiência, energia incorporada, custo, formulação, ensaio de caracterização

Titulo: Otimização de produtos com base em terra e resíduos para a construção ecológica, económica e eficiente em Moçambique (info completa)

Palavras-chave: ecoeficiência, energia incorporada, custo, formulação, ensaio de caracterização

Titulo: Otimização de produtos com base em terra e resíduos para a construção ecológica, económica e eficiente em Angola (info completa)

Palavras-chave: ecoeficiência, energia incorporada, custo, formulação, ensaio de caracterização

Titulo: Otimização de produtos com base em terra e resíduos para a construção ecológica, económica e eficiente em São Tomé e Príncipe (info completa)

Palavras-chave: ecoeficiência, energia incorporada, custo, formulação, ensaio de caracterização

Titulo: Otimização de produtos com base em terra e resíduos para a construção ecológica, económica e eficiente em Timor-Lorosae (info completa)

Palavras-chave: ecoeficiência, energia incorporada, custo, formulação, ensaio de caracterização

Titulo: ESTABILIDADE DE EMPILHAMENTOS DE REJEITOS DE MINERAÇÃO: GEOCARACTERIZAÇÃO, MODELAÇÃO À LUZ ESTADOS CRÍTICOS E SEGURANÇA  (info completa)

Palavras-chave: Segurança de empilhamento; Rejeitos de Mineração; Caracterização e Modelação

Titulo: INOVAÇÃO EM REGENERAÇÃO URBANA: DINÂMICAS CULTURAIS CRIATIVAS PARA O CENTRO DE MOÇÂMEDES, ANGOLA (info completa)

Palavras-chave: regeneração urbana sustentável; património físico e cultural; inclusão e governança participativa

Titulo: METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS ÁREAS PERIURBANAS DE LUANDA (info completa)

Palavras-chave: desenvolvimento urbano; sustentabilidade ambiental; áreas periurbanas

Titulo: Avaliação do impacto de riscos naturais em Angola (info completa)

Palavras-chave: riscos naturais; vulnerabilidade; perigosidade

Titulo: Utilização de sub-produtos industriais em infraestruturas de transporte (info completa)

Palavras-chave: escórias de siderurgia; camadas não ligadas de pavimentos; comportamento mecânico

Titulo: Desenvolvimento de betões com agregados e ligantes da economia circular (info completa)

Palavras-chave: Betão; Agregado Reciclado; Economia Circular

Titulo: Redução de riscos de inundação em áreas urbanas através da implementação de estratégias e técnicas de drenagem sustentáveis (info completa)

Palavras-chave: adaptação aos efeitos das alterações climáticas; modelação hidrológica e hidráulica; resiliência de sistemas de drenagem urbana

Titulo: Identificação de danos em pontes ferroviárias usando sistemas de monitorização a bordo de veículos e com recurso a inteligência artificial (info completa)

Palavras-chave: pontes ferroviárias; identificação de danos; inteligência artificial