Projetos

O Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE) tem por missão a execução de atividades que sejam desenvolvidas em conjunto pelos seus Membros destinadas a promover a formação superior, a investigação e a inovação em engenharia em Portugal, nos Países de Língua Portuguesa, e em outros países do mundo, que contribuam para progresso da engenharia nas suas múltiplas vertentes.

A prossecução dos objetivos do Consórcio vai ser efetivada através dos seguintes projetos:

– O MOOC, com o simbólico nome de “Astrolábio”, na área de Sistemas de Informação e Engenharia de Software é um dos produtos resultantes deste Consórcio.  O curso de ensino à distância conta com o contributo das seis escolas da Engenharia e estará disponível a partir de janeiro de 2020.

– O Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos dos Países de Língua Portuguesa – com a designação de Ciência LP –  a operar sob os auspícios da UNESCO, é um reforço e simultaneamente um pilar dos objetivos do CEE. O objetivo é dar formação avançada aos cientistas, numa primeira fase de língua portuguesa, e se as necessidades identificadas assim o justificarem em outras línguas. As bolsas de doutoramento e a contratação de investigadores serão feitas em articulação com o Centro UNESCO. Estão previstas 20 bolsas de doutoramento por ano e dois novos contratos para investigadores doutorados ao abrigo deste projeto.

– o Protocolo de Cooperação entre a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) para “estimular a modernização progressiva e a reestruturação do ensino da engenharia no contexto universitário europeu” e que basicamente consiste no apoio técnico no processo de definição dos currículos para os novos cursos (designadamente licenciaturas e mestrados); na análise da empregabilidade e necessidades do mercado e na identificação de oportunidades de financiamento para atividades a executar no âmbito da reestruturação do ensino superior universitário da Engenharia.